Modelo DISC: Qual o seu perfil comportamental?

modelo disc

Modelo DISC: Sabe qual o seu perfil comportamental?

A comunicação é sempre uma dança entre mais do que uma pessoa e para isso é muito importante perceber qual o meu perfil comportamental e o dos meus interlocutores para me conseguir adaptar e tornar a minha comunicação ainda mais eficaz.

Mas como poderei me adaptar aos outros se eu não os conheço?

Há alguns traços mais gerais nas outras pessoas que estando um pouco atento nos irá permitir fazer uma primeira leitura e encontrar logo alguns traços que me permitem adequar o meu comportamento.

Será que sabe qual o seu perfil comportamental natural?

 

Mas afinal o que é o modelo DISC e como me pode ajudar?

De uma forma simplista, pode analisar o seu perfil ou de outra pessoa de acordo com a seguinte matriz.

 

Modelo DISC: Qual o seu perfil comportamental? 1

 

Existem vários modelos de análise comportamental. O mais conhecido é o modelo DISC que é um modelo baseado no trabalho do Dr. William Moulton Marston (1893-1947) para examinar o comportamento dos indivíduos em um determinado ambiente. Para Marston, existem quatro tipos básicos de comportamentos previsíveis observados nas pessoas.

D – Dominancia – as pessoas que são orientadas a resultados e extrovertidos

I – Influencia – as pessoas orientadas a pessoas e extrovertidos

S – Stability (estabilidade) – as pessoas orientadas a pessoas e introvertido

C – Cautela ou conformidade –  as pessoas orientadas a resultados e introvertido

O perfil dominante (D)

As pessoas deste perfil são muito decididas, sabem exatamente o que querem. Falam alto e rápido. São muito diretas e dominadores. São corajosos e guerreiros. Tendem a ser egocêntricas e pouco preocupados com os outros. Se tiverem que escolher entre os resultados ou as pessoas, claramente as pessoas ficam para trás. São bons para ir atrás de um objetivo, mas às vezes é preciso cuidado pois podem não olhar a meios para atingir o fim.

 

O perfil influente (I)

São muito divertidos e emocionais. Quando chegam a algum lado não passam despercebidos pois estão sempre em festa. Adoram o convívio. Falam muito e dão gargalhadas altas. Gostam de dar nas vistas e de influenciar os outros com as suas ideias. São persuasivos e amistosos. São grandes comunicadores e sempre com grande entusiasmo. São optimistas por natureza e normalmente bons criativos. No entanto não lhes peçam para fazer tarefas repetitivas e de atenção. Têm dificuldade em manter o foco e levar uma tarefa até ao fim. São normalmente pessoas que começam tudo e não acabam nada.

 

O perfil de estabilidade (S)

São pessoas que apreciam muito a segurança. São calmos, leais, amigos do seu amigo. Falam baixo e de uma forma muito tranquila. São pessoas com grande capacidade humano, estão sempre disponíveis para contribuir para os outros. São muito pacientes e simpáticos. Têm uma grande capacidade de escutar os outros. São pessoas muito confiáveis e previsíveis. Valorizam muito a sua zona de conforto e, por isso, completamente avessos à mudança e a correr riscos. Não gostam de surpresas nem de incertezas.

 

O perfil de cautela/conformidade (C)

São pessoas que adoram regras, modelos e sistemas. Valorizam a perfeição e vão muito ao pormenor. São muito rigorosos e disciplinados. São normalmente pessoas mais lógicas e analíticas. Para tomar uma decisão precisam de conhecer os detalhes todos pois não aceitam com facilidade errar. Quando entregam um trabalho ele apresenta um rigor absoluto, mas muitas vezes não conseguem cumprir os timings pois para entregar um trabalho com o grau de perfeição que uma pessoa deste perfil exige, demora bastante tempo.

Obviamente que as pessoas não são um destes perfis de uma forma pura, são uma conjugação dos vários perfis. Mas se eu conseguir analisar qual o perfil dominante e me conseguir adaptar, vou certamente conseguir ter uma comunicação mais efectiva. Todos temos um perfil mais natural, mas é muito importante que nos consigamos adaptar a outros perfis pois isso irá certamente aumentar a conexão. É com esta conexão que as relações se tornam mais fortes e que trazem os resultados desejados.

Pretende conhecer-se melhor e construir uma visão clara para a sua vida profissional?

Comentários
  • De facto muito simplista, contudo alguns deles sobrepõem-se de tal forma que é difícil (sem aprofundar) a escolha. Claramente identifico-me S C

    • Olá José, os perfis puros penso que não se sobrepõem. Os estereótipos de cada perfil são bastante claros. No entanto as pessoas não são, na sua grande maioria, um exemplo puro de nenhum dos perfis representados. São uma mistura de vários perfis. No seu caso, o S e o C têm em comum serem mais introvertidos. O mais importante é conhecermos os vários perfis e conseguirmo-nos adaptar da melhor forma às pessoas que vamos encontrando. Quanto mais versáteis, sem nunca perder a nossa integridade, melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *