O que é o coaching empresarial?

o que é o coaching empresarial

A maioria dos empresários, gestores que acompanhamos nos nossos processo de coaching empresarial, já estão no cargo há alguns anos, já têm muita experiência acumulada e já adquiriram hábitos que estão muito enraizados. Fruto de tantas anos a fazerem as mesmas coisas, da mesma forma, já têm dificuldade em pensar em fazer as coisas de forma diferente. Alguns verbalizam: “Ui, mudar agora? Já estou velho para isso.”

Nós acreditamos que, por melhor que seja o empresário na sua função, por mais experiência que tenha poderá sempre ser ainda melhor e levar a empresa para um novo patamar. O nosso primeiro trabalho é desafiar o empresário para esta possibilidade der ser ainda melhor, entender o seu perfil do gestor, entender os seus desafios e perceber como o poderemos ajudá-lo nesse caminho. Para isso, oferecemos a todos os empresários que queiram ser melhores um diagnóstico gratuito.

As empresas não podem para de crescer pois as empresas, como todo o universo, ou cresce ou decresce. Não há um meio de termo de ficar onde estamos pois, se paramos de crescer, rapidamente perdemos a nossa posição no mercado, a concorrência começa a ganhar-nos espaço e entramos em decréscimo rapidamente.

Um dos pontos mais relevantes a referir é que  aquilo que fizeram até agora trouxe-os até aqui. Se querem ir mais além, têm que se fazer coisas diferentes, como nos explica Marshall Goldsmith no seu livro O Que o Fez Chegar Aqui, Não o Leva Mais Além.

 

O que é um processo de coaching empresarial?

Hoje em dia a palavra coaching está um pouco banalizada e existem coaches para tudo. Para que não nos confundamos com outras práticas no mercado, é importante esclarecer que nós, para além de coaches somos especialistas em negócio e crescimento de negócio. Estamos no mercado há vários anos a acelerar os resultados das empresas com que trabalhamos.

Assim aquilo que fazemos é um pouco de coaching, de consultoria e de mentoria em simultaneo. Apesar de utilizarmos as ferramentas do coaching pois recorremos às perguntas para fazer os clientes pensarem e encontrarem o caminho, também partilhamos as nossas ferramentas que foram desenvolvidas e testadas ao longo dos últimos 10 anos de experiência e partilhamos o nosso conhecimento que tem sido adquirido com muito estudo e prática dos últimos anos a trabalhar com empresários de várias áreas de negócio.

 

 

Como é um processo de coaching empresarial?

A primeira fase: Conhecer o Negócio

Nos processos de acompanhamento que fazemos a empresários e gestores, a primeira fase é para recolha de informação da empresa e estabelecer com algum detalhe o ponto de situação actual do negócio. Nesta fase é fundamental que consigamos entender os dois (nós e o empresário) como está realmente o negócio a correr.

Esta é uma fase muito interessante em que, por incrível que pareça, as descobertas sobre o negócio são enormes, principalmente, para o empresário.

A maioria dos empresários gere o seu negócio, mas não o entende verdadeiramente.
Consegue geri-lo bem operacionalmente, consegue definir as táticas para o dia a dia, mas tem grandes lacunas em conhecer as bases, os números, as verdadeiras causas para o que está a acontecer.

Esta é uma fase de grande envolvimento e interesse do empresário pois cada sessão traz-lhe conhecimento muito rico para a gestão do seu negócio, e ele vai entendendo melhor o seu negócio de sessão para sessão.

 

A segunda fase: Projetar o futuro e desenhar onde pretende chegar

A segunda fase dos nossos processos passa por traçar objetivos tanto para o negócio como para o nosso processo de coaching. O processo de coaching tem normalmente uma duração de, pelo menos 1 ano, pois passa por várias de negócio que permitem estabelecer as bases para garantir a aceleração sustentada do negócio.

Mas o cliente quando nos procura tem um objetivo principal que deve ser estabelecido inicialmente por acordo entre o coach e o empresário, e que deve servir de base a todo o processo. É muito importante que tudo fique estabelecido de forma clara para ambas as partes, garantindo que estão alinhadas as expectativas e as necessidades.

Nesta fase para além de traçarmos os objetivos de curto, médio e longo prazo, é detalhado um plano trimestral, para estabelecer o compromisso das ações que o empresário e a sua equipa terão que desenvolver durante os três meses seguintes para os aproximar dos objetivos traçados.

Esta é uma fase em que alguns empresários sentem algum desconforto. A maioria dos empresários não estão habituados a traçar metas, a ter compromissos. O medo de falhar sobrepõe-se à vontade de crescer e de vencer.

O desafio do coach é conseguir desafiar o cliente, mantê-lo agarrado ao que quer alcançar, minimizando a relevância do medo de falhar, tirando o pensamento da possibilidade de não atingir.

 

A terceira fase: Ser polícia. Garantir a execução consistente e a medição dos resultados

A terceira fase, a mais prolongada e aquela em que os resultados começam a aparecer, é a fase da ação. Não há resultado nenhum que apareça sem ação, sem a execução consistente, sem estar focado no plano que foi traçado na segunda fase.

Esta é o momento de maior desafio para o empresários pois implica que ele deixe de lado alguns hábitos antigos, implica mudar os seus comportamentos que não têm trazido os resultados desejados.

É nesta fase que o coach assume o papel mais importante e mais desafiante, pois tem que estar ao lado do cliente semanalmente, preparado para dizer aquilo que o cliente precisa de ouvir, o que não é, muitas vezes, aquilo que ele quer ouvir.

 

Ser coach é criar desconforto no cliente, é fazer perguntas difíceis. 

Não é para dizer ao cliente aquilo que ele quer ouvir, mas sim aquilo que ele precisa de ouvir.
É preciso criar desconforto no cliente para que ele consiga fazer diferente. É preciso garantir que o empresário sai da sua zona de conforto, aceita os desafios e, cumprindo as tarefas semanalmente acelera os seus resultados e os resultados da sua empresa.

A cada trimestre voltamos à fase 2 para traçar novos objetivos e traçar um novo plano de ação.

Como diz Jim Rohn, a fórmula do sucesso são práticas simples repetidas diariamente de forma disciplinada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

 

Olá,

Clique num dos nossos assistentes para falar connosco pelo WhatsApp

×