Sente solidão na liderança?
Desde pequenina que ouvi que a solidão na liderança é bastante comum.
Ser responsável por uma empresa implica não ter amigos. Implica que todos estão representar um papel e que temos que desconfiar de todos os que estão à nossa volta.
Provavelmente por ouvir isto, sempre tive medo da liderança, sempre achei que ter uma equipa para liderar era uma tarefa que eu não sabia se estava preparada para agarrar. Sou uma pessoa que adoro pessoas, adoro brincar e confraternizar.
Eu não sei estar, e muito menos trabalhar 8 horas por dia, entre desconhecidos ou com pessoas que estou sempre de pé atrás.
Mas será que a liderança tem mesmo que ser uma tarefa solitária?
Nos últimos anos tive empresas próprias e também liderei equipas numerosas nas empresas por onde passei. Não quer dizer que daí tenham saído os meus melhores amigos mas, ao contrário do que me tinham convencido, em todas elas me senti bem, me senti acompanhada e me senti rodeada por pessoas leais.
É verdade que houve empresas em que senti mais lealdade do que noutras. Mas quando analisado de uma forma fria, consigo relacionar essas diferenças com a cultura vivida em cada uma das empresas.
Somos nós, enquanto líderes que controlamos a cultura da empresa, os princípios que são fundamentais e aqueles pelos quais todos os colaboradores se devem alinhar.
Quando fazemos o recrutamento e as avaliações semestrais deve ficar bem claro aquilo que para nós toleramos e aquilo que é absolutamente intolerável, aqueles que são os princípios fundamentais da empresa e que são verdadeiramente inegociáveis. É no dia a dia que se cria a cultura da organização.
É pelo nosso exemplo que os colaboradores vão percebendo aquilo que é esperado do seu comportamento.
Nós passamos várias horas a trabalhar. Pelo menos 8 horas por dia, senão mais, em frente às mesmas pessoas a partilhar com elas o mesmo espaço. Será possível não confiar nelas?
Estar sempre desconfiado que elas não estão a ser honestas?
Que estão a procurar uma forma de tirar partido da empresa?
Que estão a tentar enganar a empresa?
Eu não conseguiria viver assim…