Querer Vs. Poder: quando o seu querer se transforma em poder

Querer Vs. Poder: quando o querer se transforma em poder

Nos últimos tempos, no âmbito do meu programa de gestão do tempo, tenho falado com muita gente sobre o tema e todos concordam: sem qualquer dúvida, é um tema que os preocupa e que põe em causa a performance de muitos empresários e, consequentemente, os resultados das suas empresas.

No entanto, a maioria dos empresários assume como sendo normal o facto de ter que fazer tudo, de não ter tempo para gerir a empresa, de não conseguir trabalhar menos do que 14 horas por dia e não conseguir ter uma vida equilibrada em todos os seus quadrantes. Assume que se é assim com todos os outros porque serão eles diferentes?

Querer Vs. Poder: quando o seu querer se transforma em poder

Pois eu tenho uma novidade para vocês que também pensam assim.

Eu já trabalhei com mais de uma centena de empresários e posso garantir-vos que é possível ter empresas de milhões e não trabalhar horas sem fim, não ter de abdicar de fins de semana e de férias. Os melhores empresários que conheci, embora sempre preocupados com o trabalho, conseguiram construir uma estrutura na empresa, tanto de pessoas como de metodologias e sistemas, que lhes permite estarem ausentes e o negócio continuar a funcionar na perfeição.

Querer é poder?

Todas as empresas passam por momentos de crescimento e evolução durante os quais a presença próxima do empresário é mais importante; mas quando o negócio está a correr normalmente não deve depender do seu trabalho, da sua ação direta e do seu tempo.

Depois de ouvir isto, vocês já estão a pensar: “Sim, sim, mas na minha empresa é diferente.”, “Isso é para os outros.”, “Na minha empresa é impossível.”, “Os clientes só confiam em mim. É para mim que ligam sempre.”,  “Se eu sair, os disparates começam todos a acontecer.”, “Ainda não estamos nesse patamar”.

É nesse momento que eu vos digo: “Querer é poder”. Se vocês se consciencializarem que o vosso tempo é o bem mais precioso que têm, que o têm de tratar com muito cuidado e que o têm de investir da melhor forma possível, vocês vão entender a importância de preparar o vosso futuro de uma forma diferente.

E agora pensam: “Ok, ok. Depois… mais tarde eu penso nisso. Agora não tenho tempo!”.

Mas será que vocês não têm tempo para pensar no vosso bem mais precioso que é o vosso tempo? Será que o podem desperdiçar agora em tarefas menores não pensando no médio/longo prazo? Será que só conseguem pensar no curto prazo?

A experiência marshmallow

No anos 60 do século passado, um professor de Stanford chamado Walter Mischel fez um teste que ficou conhecido como a experiência do marshmallow; esse teste pretendia testar aquilo que, na sua opinião, poderia ser uma característica importante para o sucesso na saúde, no trabalho e na vida.

Para isso, colocou numa sala, individualmente, mais de uma centena de crianças, a maioria com idades entre os 4 e os 5 anos. Em frente de cada criança estava um marshmallow colorido e saboroso. Era dito de uma forma muito clara que a criança iria ficar sozinha durante 15 minutos e se quando o observador voltasse ela não tivesse comido a guloseima, que seria premiada e poderia comer aquela e mais outra. Se já tivesse comido aquela não haveria mais nada.

O resultado foi difícil de acreditar do ponto de vista racional. A maioria das crianças comeu o marshmallow assim que o observador saiu da sala, outros conseguiram aguentar alguns minutos, em profundo sofrimento, mas acabaram por comer o doce. Apenas 3 em cada 10 conseguiram resistir aos 15 minutos e levaram os 2 marshmallows como prémio.

Estas crianças foram rastreadas para o futuro e concluiu-se que as crianças que resistiram até ao final da experiência tiveram melhor aproveitamento escolar, menor probabilidade de consumo de substâncias ilegais, menores níveis de obesidade, melhores respostas ao stress, melhores competências sociais, etc.

Podemos trocar o curto prazo pelo longo prazo?

Este ponto também fica muito claro quando olhamos de uma forma mais cuidada para a nossa alimentação. Qual é o grande desafio para mantermos uma alimentação saudável? São os prazeres de curto prazo. Aquele doce especial, aquele queijo gordo, aquela fatia de pão saborosa, aquele prato cheiroso. Por vezes é mesmo difícil resistir.

Na vida profissional e na gestão do nosso tempo em geral, temos constantemente que fazer esta análise e pensar no que nos traz os resultados de curto prazo e o que nos pode trazer os resultados de longo prazo. Termos uma gestão do tempo muito conscienciosa é fundamental para conseguirmos o sucesso da nossa empresa e mais importante ainda o seu sucesso (independentemente do que isso pode significar para si).

Percebe agora a importância de gerir melhor o seu tempo e tirar o máximo partido do seu dia?

Para o ajudar a avaliar como está a gestão do seu tempo, preparei um quiz que o poderá ajudar a entender qual o nível de aproveitamento que faz dos seus dias. 

Penso que é muito importante que os empresários entendam que, embora a maioria possa hoje ter um vida difícil, não controlando o seu tempo, em que as interrupções se seguem sem parar, a vida de um empresário não tem que ser assim.

Vocês podem e, na minha opinião, devem tomar as rédeas do vosso dia.

Segurem o volante do vosso carro. Deixem, por favor, de estar no lugar ao lado do condutor, a ver as horas, os dias e as semanas a passar. A vida é vossa e demasiado curta e preciosa para não ser totalmente comandada por vocês.

Querer Vs. Poder: quando o seu querer se transforma em poder

Se entenderem que este é o momento para comandarem o volante do vosso carro, podem contar comigo para vos ajudar. Estou a preparar um programa de gestão do tempo que vos irá ajudar a mudar a vossa mentalidade e irá dar-vos algumas ferramentas que irão permitir que consiga organizar melhor o seu dia, descobrindo quais são as coisas mais importantes para fazer.

Quero saber mais sobre o programa de gestão do tempo.

O segredo de um dia produtivo não é fazer as coisas todas de forma correta, é fazer as coisas corretas. Foque-se naquilo que é importante e os resultados irão aparecer.

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments