Porque deve ter um coach empresarial
Coaching é hoje uma palavra muito usada que está na rotina de muita gente.
Há coaches para muitas coisas. Coaches comportamentais, de confiança, de desporto, de nutrição, etc.
Todas as áreas de suporte à vida de um ser humano podem ser sustentadas através de um coach.
Hoje, quero refletir convosco sobre porque deve ter um coach empresarial.
Porque deve ter um coach empresarial
O que é um coach empresarial e o que é que eu faço?
Como coach empresarial, eu trabalho com os empresários e ajudo-os a traçar objetivos. Em conjunto, traçamos um plano e continuamos juntos semana após semana até atingirmos a meta.
O caminho de um empresário é duro e os obstáculos surgem constantemente ao longo do percurso.
Depois de tantos anos a acompanhar empresários, sei que muitos não sabem para onde querem ir.
Outros sabem para onde querem ir, mas não sabem como lá chegar.
Há empresários que sabem para onde querem ir e como lá chegar, mas não conseguem executar. É preciso manter a consistência na execução para conseguir chegar onde quer.
Se não tiver um compromisso muito grande consigo mesmo e com outra pessoa, alguém que o empurre durante a viagem, garantidamente vai desistir a meio.
Todos nós temos áreas da nossa vida em que precisamos de um empurrão.
Eu dou este empurrão aos empresários.
-
Traçar objetivos
Desenhar objetivos é fácil. Qualquer pessoa diz: “eu gostava que a minha empresa faturasse 1 milhão de euros”.
Mas isto não é traçar um objetivo. Isto é um desejo, uma intenção.
Um objetivo é muito mais do que isto. Para que um desejo se torne um objetivo, este tem de ganhar força.
O trabalho que eu faço com os empresários é dar aos objetivos um valor profundo.
Eu ajudo os empresários a transformarem um desejo, uma ambição, num objetivo verdadeiramente inegociável. Uma coisa que vai mesmo acontecer.
Quando Jim Rohn fala de objetivos transmite-nos a seguinte ideia, e se a vida de um filho dependesse de um determinado objetivo? Abraçava o objetivo da mesma forma?
É isto que tem de ser um objetivo. Algo muito forte.
Como é que se constrói um objetivo forte?
Pense sobre ele. Atribua-lhe uma enorme dor se não o atingir e um enorme prazer se o atingir.
Ao fazer isto o objetivo torna-se forte, inegociável e dará muito mais de si para o conseguir atingir.
-
Traçar o plano
Traçar um plano é definir o passo a passo para atingir o objetivo.
Claro que quando define um objetivo a longo prazo não tem de saber de antemão quais os passos que precisa de dar até à fase final.
O que faço sempre com os meus clientes de coaching é definir, pelo menos, uma visão a 3 meses. Trimestralmente, temos de saber o passo a passo daquele projeto, não podemos apenas navegar.
Traçamos metas intermédias para garantir que as coisas vão acontecer e para daqui a 3 meses termos um plano de execução ao detalhe com ações que saibamos exatamente o que são.
Não pode ser um plano vago, mas, ao contrário, um plano muito claro e muito direto.
Depois do plano definido, durante o trimestre, só tem de executar as tarefas sem pensar qual o próximo passo, porque isso já foi definido. Claro que durante o percurso pode fazer alguns ajustes, mas a base já está completamente definida.
É muito mais produtivo pensar tudo de uma vez do que pensar cada vez que dá um passo.
-
Acompanhamento semanal
O plano de execução que traçámos é posto em prática semanalmente. Ou seja, sabemos o que devemos fazer em cada semana.
É importante nesta fase ter alguém que o acompanhe todas as semanas para garantir que faz o que é suposto. É muito fácil desviar-se do seu caminho, adiar.
Ao desviar-se, vai chegar ao final do trimestre e nada estará como desenhou porque não pratica uma execução consistente.
O coach é uma pessoa que está consigo todas as semanas, que o ajuda a avaliar o progresso do projeto e verifica se as coisas que fez estão a trazer os resultados previstos.
Se não estão, podemos fazer pequenos ajustes, mas o importante é avaliarmos e garantirmos que o que tem de ser feito na semana seguinte está claro e definido.
Todas as semanas com os meus clientes, analisamos como correu a semana, quais os desafios e conquistas, o que correu bem e o que correu menos bem. Olhamos para os indicadores e avaliamos os resultados para perceber qual o ponto de situação. Depois planeamos a semana seguinte.
-
Mentoria e consultoria
Além da parte de coaching mais tradicional, o meu trabalho traz também uma componente de mentoria e consultoria aos empresários.
Por vezes, deixo de ser coach e passo a ser consultora de negócios.
Analiso o negócio mais aprofundadamente, transmito um pouco do meu conhecimento aos empresários e partilho com eles as ferramentas que desenvolvi aos longos dos anos.
Estas consultorias de negócio ajudam o empresário a fazer melhores análises de gestão, a ler indicadores de uma forma mais clara e a tomar melhores decisões.
Ao longo do tempo percebi que estas mentorias ajudam a que o empresário mantenha o seu melhor desempenho durante mais tempo.
O meu grande objetivo é que os empresários atinjam uma alta performance enquanto os ajudo a manter o foco na sua vida pessoal.
O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é fundamental, principalmente, em momentos em que as empresas passam por mais dificuldades ou transformações. Normalmente, é nestas alturas que o empresário se esquece da sua vida profissional.
Muitas vezes, os problemas na empresa acabam por se resolver, mas, nesta altura, o empresário já se afundou psicologicamente.
Coach & Treinador
Quando pensamos em alta performance, automaticamente, pensamos nos atletas de alta competição.
Tenho a certeza que ao fim de alguns anos a praticar um desporto, um atleta já sabe de cor os seus treinos e como planear uma época.
Já reparou que, mesmo assim, o atleta não deixa de ter um treinador?
Porque é que todos os atletas de alta competição têm um treinador?
Porque todos os atletas precisam de ser desafiados e o treinador desafia-os.
Para ser um atleta de alta performance é preciso melhorar constantemente. Isso só é possível com alguém que nos desafia e puxa por nós.
Temos de ter um compromisso com outra pessoa para garantirmos que damos o nosso melhor. É este compromisso que nos vai impedir de falhar porque não queremos desiludir a outra pessoa.
Uma relação entre um treinador e um atleta é de proximidade e respeito.
O treinador tem de compreender o atleta e saber qual a melhor técnica para aquela pessoa em particular.
Isto transpôs-se para todas as outras áreas além do desporto.
Se é empresário e quer atingir uma alta performance, aconselho vivamente que comece a pensar em ter um coach empresarial.
É o seu coach que o vai ajudar a definir os seus objetivos e que vai garantir que os cumpre.