O que é o sucesso empresarial?

O que é o sucesso empresarial? 1

Todos andamos atrás daquilo a que chamamos sucesso. Todos os empresários procuram o sucesso das suas empresas.

Afinal o que significa sucesso empresarial?

O sucesso empresarial pode ter significados muito diferentes para cada um. Quando olhamos para os outros e tentamos avaliar o seu sucesso, tentamos sempre a analisar com alguma ligeireza e, com alguma facilidade, dizemos que teve sorte, que lhe aconteceu. Mas uma coisa eu tenho a certeza, é preciso um pouco de sorte também, mas o sucesso dá sempre muito trabalho e obriga sempre a muitos erros durante o caminho.

Da experiência que tenho com as várias dezenas de empresários com que já trabalhei nos últimos anos, todos procuram atingir aquilo que cada um chama de sucesso à sua maneira. Para uns sucesso empresarial é apenas sobreviver através do salário que tira da empresa, para outros é conquistar mais vendas, para outros crescer o número de clientes, crescer a sua posição de mercado, dar mais lucro, ter mais colaboradores, etc.

Já ouvi de tudo e, como digo muitas vezes, na minha opinião não há certos nem errados. Cada um procura o que o satisfaz e define o sucesso conforme as suas ambições pessoais e profissionais. Mas há uma coisa que eu tenho a certeza, independentemente daquilo que cada um define como sendo os seus objetivos para a empresa, nada se consegue atingir sem falhar, sem ser resiliente, sem ser persistente, sem estar preparado para ter alguns contratempos pelo caminho e não desistir, para cair, levantar e continuar o caminho com todas essas aprendizagens.

Aliás para todas as empresas que estavam a começar com que já trabalhei, alertei sempre que o pior que lhes pode acontecer é as coisas começarem a correr bem logo nos primeiros passos. Os empresários, quando começam os seus negócios, estão muito entusiasmados com as suas novas ideias em que, invariavelmente colocam toda a sua paixão. Se as coisas começam a correr muito bem, tornam-se menos atentos e menos tolerantes ao erro, o que pode trazer resultados desastrosos a médio, longo prazo.

Mesmo quando a experiência empresarial está a correr muito bem é preciso estar preparado para o erro.

A gestão de empresas não é uma ciência exata, não há receitas para aplicar que funcionem sempre. Se gerir uma empresa fosse simples, qualquer miúdo, acabado de sair de uma boa universidade, com os conhecimentos do curso superior bem frescos, estaria apto para gerir as maiores empresas do mundo. Conhece alguma empresa grande, de sucesso, que seja gerida por um recém licenciado?

Ao longo do caminho de uma empresa e de todos os testes que se fazem, é muito importante entender que se vai errar muitas vezes. O que diferencia as empresas de topo é a capacidade de aprender rápido com cada erro, a capacidade de não desistir mesmo quando as coisas parecem correr mal,  a capacidade de persistir no caminho quando se acredita nele.

 

É muito importante entender que não há sucesso sem cometer erros.

Um bom gestor não é aquele que não erra, é aquele que consegue reagir rapidamente, corrigindo os erros antes de eles serem graves e que já guarda na sua bagagem muitos erros cometidos anteriormente e muitas aprendizagens desses mesmos erros. Obviamente que não precisamos de cometer todos os erros, poderemos também utilizar o conhecimento dos outros, as experiências porque outros já passaram, para minimizar a quantidade de erros que cometemos.

O caminho é feito de tiros ao lado em que vamos ajustando a mira até acertar no centro do alvo. Mas mesmo quando a mira parece completamente desalinhada, temos que continuar a disparar para conseguir perceber se os ajustes que estamos a fazer, estão a melhorar a nossa pontaria ou se estamos a desalinhar ainda mais.

 

Aprender com os erros faz parte do crescimento empresarial.

O sucesso empresarial deve estar baseado no teste de várias alternativas. Ninguém acerta sempre à primeira e, por isso, é muito importante que um empresário esteja sempre disponível para testar várias hipóteses até encontrar aquilo que realmente funciona na persecução dos seus objetivos.

Para vos dar um exemplo muito prático do que me estou a referir. Hoje o marketing digital é uma das ferramentas mais utilizadas para angariar leads para o nosso negócio, para falar com o nosso nicho e encontrar e nutrir mais potenciais clientes para a nossa base de dados. Há muito coisa escrita sobre este assunto, há inúmeras teorias sobre o assunto.

Há muito quem tente tornar o marketing digital uma ciência exata, em que se aplicam determinadas receitas e o resultado é sempre o mesmo. Pois, daquilo que eu testei na prática na altura em que fui diretora de marketing, daquilo que tenho visto nos negócios dos meus clientes e também daquilo que oiço junto de pessoas da área sobre as quais tenho o maior respeito profissional, é que aquilo que hoje é verdade amanhã é mentira. Não há verdades absolutas, não há receitas, não há fórmulas milagrosas.

Os algoritmos das redes sociais e do Google estão sempre em mudança e se não estivermos muito atentos ficamos para trás. A única forma de ter sucesso nesta área é, depois de conhecermos as ferramentas e percebermos as regras básicas de funcionamento,  utilizando de forma intensa e diária testes e medição. É agindo sempre com muita precaução nos investimentos que fazemos, recorrendo a testes A/B (testes que nos permitem comparar duas opções e analisar qual funciona melhor), percebendo qual é a melhor solução naquele momento, sabendo de antemão que amanhã já poderá ser outra.

 

Se alguém entrar na sua empresa cheio de certezas sobre a fórmula para o marketing que vai funcionar, desconfie.

Encontrar aquilo que funciona melhor para a sua empresa deve ser baseado no teste das várias alternativas e na medição dos resultados. Para isso é fundamental que o empresário defina alguns indicadores operacionais e financeiros do negócio. que acompanha diariamente e que lhe permitam aferir se as decisões estão a contribuir para o caminho do sucesso ou não. É com base nestas medições que poderá ajustar a sua execução até atingir os objetivos.

Nunca se esqueça. testar e medir é a solução para o sucesso empresarial.

 

Quer saber como ter mais sucesso empresarial?

Fazer diagnóstico gratuito

diagnóstico gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *