Os empresários têm de ser guerreiros solitários?

guerreiros solitários

Guerreiros solitários: o modelo do homem como guerreiro solitário vem da pré-história, quando era assumido que os homens é que caçavam e que tinham de proteger o território.

Apesar de termos herdado esta visão de masculinidade dos nossos antepassados, é certo que hoje já há muitas mulheres que assumem o papel que antes era assumido apenas pelo homem. Ainda assim, as mulheres tendem a adotar um comportamento de cuidadora, enquanto os homens assumem sempre o papel de guerreiros solitários.

Quantos de nós vestem a capa de empresário solitário? Assumimos que nos cabe a nós, e só a nós, levar o negócio para a frente e carregamos todo o peso nas nossas costas.

Quando a sua vida profissional lhe consome grande parte dos seus dias é difícil ter uma vida equilibrada porque a responsabilidade de gerir o seu negócio não deixa espaço a que tenha tempo para si.

 

Será que sozinho consegue levar uma empresa para a frente? 

Guerreiros solitários vencem batalhas?

Sozinho consegue levar uma empresa até um determinado sítio, mas sem o apoio de outras pessoas o crescimento da sua empresa vai ficar limitado.

O seu dia tem 24 horas, por mais que otimize o seu tempo não conseguirá ir mais além do que o tempo permite.

Por mais bem paga que seja a sua hora, se a faturação da sua empresa depender exclusivamente das suas horas de trabalho, não vai passar de um determinado patamar. Guerreiros solitários não ganham batalhas…

 

Evitar o caminho mais fácil

O caminho mais fácil é continuar sozinho, mas este caminho é limitador.

Não acredite no ditado “se queres bem feito faz tu mesmo”. Isto é uma crença errada.

É difícil encontrar e formar pessoas, mas é nisso que tem de se focar.

Claro que um processo de recrutamento é um processo complexo que deve ser levado muito a sério e que lhe traz riscos financeiros. Por isso deve ter o máximo cuidado quando recruta alguém para trabalhar na sua empresa.

A integração também é outra fase importante, pois é nesta etapa inicial que deve dar à pessoa que recrutou todas as ferramentas para que ela possa fazer um bom trabalho. Não assuma que a pessoa sabe fazer.

Por último, avaliar a sua equipa e garantir que os colaboradores estão alinhados com os seus objetivos é outra boa prática que tem de garantir.

 

Trabalhe em si mesmo

Muitas vezes o problema está em si quando não confia na sua equipa e não lhe dá autonomia para que ela cresça dentro da empresa.

Isto acontece quando tem receio que os outros não desempenhem as suas funções de forma eficiente. É nesta altura que a faceta de guerreiro solitário vem ao de cima e o leva a pensar que o trabalho só fica bem feito se for feito por si.

Aprenda a delegar as suas funções a outros colaboradores que tenham capacidade de as desempenhar.

Muitos empresários não querem que os colaboradores saibam quanto fatura a sua empresa, mas é importante que dê autonomia com responsabilidade aos seus colaboradores e que partilhe um pouco daquilo que é a gestão da sua empresa.

 

As consequências de trabalhar sozinho

Se trabalhar sozinho a sua vida acabará por ficar caótica porque não tem ninguém que o possa substituir.

Já para não falar do risco que isso acarreta. Se por algum motivo ficar impossibilitado de trabalhar, a sua empresa não fatura durante esse período. Uma empresa assim não é uma empresa sustentável.

Além disso, quando tudo está centralizado em si, o seu horizonte fica mais curto. Só vê o que está visível aos seus olhos. Várias cabeças pensam melhor que uma e haverá momentos em que outras pessoas conseguem abrir-lhe os olhos e ajudá-lo a ver o que não consegue ver naquele momento.

Um dos seus objetivos deve ser também ter uma empresa com algum valor de mercado e para isso acontecer o seu negócio não pode depender só da sua hora de trabalho.

Se quiser vender a sua empresa e se ela for totalmente dependente de si o valor da sua empresa é zero.

 

Um cliente disse-me uma vez que antigamente o segredo era a alma do negócio, mas que hoje não é bem assim. A alma é que é o segredo do negócio.

Por isso, alimente a alma do negócio entre os colaboradores. Confie, crie relações e partilhe resultados.

Não perca a esperança de encontrar pessoas capazes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

 

Olá,

Clique num dos nossos assistentes para falar connosco pelo WhatsApp

×